Execução do Fundo BIS -
Levantamento de Indicadores de Resultado

Fundo Bis

O Liga Social foi um dos 4 selecionados entre 126 iniciativas candidatas ao apoio da 2ª edição do Fundo BIS.

O Fundo BIS, que foi criado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, tem gestão e operacionalização do Grupo de Institutos Fundações e Empresas – GIFE, e conta com apoio de Instituto Arapyaú, Ford Foundation, Fundação FEAC, Fundação Lemann, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Laudes Foundation, Instituto Cyrela e Instituto Unibanco. 

Em sua segunda edição, a decisão da organização do Fundo BIS foi o de apoiar iniciativas que colaborem e criem mecanismos para o fortalecimento da cultura de doação no Brasil, que convergem com o objetivo do nosso trabalho no Liga Social.

O Fundo buscou ações de desenvolvimento e criação de novas plataformas, ferramentas, soluções e serviços inovadores que possibilitem o mapeamento e a conexão estratégica e facilitada entre quem doa/financia e quem executa/realiza projetos sociais, ambientais, científicos e culturais de finalidade pública, incluindo negócios de impacto.

O recurso recebido do Fundo BIS será utilizado para o levantamento de indicadores de resultado considerados prioritários pelas áreas temáticas e ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)  mais apoiadas por investidores sociais brasileiros.

Este levantamento de indicadores de resultado será feito por meio de um processo colaborativo que envolverá diferentes atores – investidores sociais, organizações da sociedade civil (OSCs/ONGs), instituições independentes e membros da academia.

Ao final do processo, teremos um produto inédito, que consiste em um conjunto de indicadores validados por todo o ecossistema. Este conjunto de indicadores serão utilizados na Vitrine de ONGs e também serão disponibilizados em um e-book para que possam ser usados coletivamente.

Nossos objetivos são:

  • Disponibilização de parâmetros de mensuração de resultados e prestação de contas que poderão ser adotados por todos atores do Terceiro Setor e da sociedade em geral, facilitando o entendimento e acompanhamento do resultado das ações de diferentes ONGs;
  • Incentivo para que as ONGs aprimorem seus processos internos de monitoramento e divulguem informações relevantes sobre seus projetos, em uma linguagem validada pelo ecossistema, e
  • Facilitação do processo de comparação e avaliação por parte de potenciais doadores e investidores sociais, quando estes estão selecionando e/ou acompanhando o trabalho de ONGs.

Para saber mais informações e acompanhar o andamento do projeto, assine nossa newsletter e escreva para relacionamento@ligasocial.org.br.